Magistrados e advogados da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre o TJSP e a OAB SP são homenageados pela Ordem
Solenidade realizada nesta segunda-feira.
Magistrados paulistas e advogados foram homenageados, hoje (30), pelo trabalho desempenhado na Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em solenidade conduzida pela presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.
Pelo Judiciário, receberam a láurea o presidente da Comissão, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, bem como demais integrantes, desembargadores Spencer Almeida Ferreira, Sandra Maria Galhardo Esteves e Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; juíza Karina Ferraro Amarante Innocencio (assessora da Presidência do TJSP/Gabinete Civil); e juízes Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto (assessora da Corregedoria Geral da Justiça) e Fausto José Martins Seabra, que compuseram o grupo no biênio anterior. Pela OAB SP, foram agraciados o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Adib Kassouf Sad; os conselheiros estaduais Alexandre Luis Mendonça Rollo e Roberta Guitarrari Azzone Colucci; e o ouvidor-geral da instituição, Wilson de Jesus Santos.
A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, abriu a solenidade agradecendo pelo empenho da Comissão na condução das reuniões e pelo atendimento das demandas diárias da Advocacia. "Demos um passo importante para o estreitamento da relação entre o Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil. Uma relação transparente, respeitosa e de apoio mútuo. Isso é fundamental para que possamos fazer frente a tantos desafios”, declarou. Em seguida, o conselheiro estadual Alexandre Luis Mendonça Rollo estendeu os agradecimentos ao presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que não pôde comparecer ao evento em razão de outro compromisso, e ao desembargador Ricardo Mair Anafe, que presidiu a corte no biênio 2022/2023. Também citou projetos executados a partir de pleitos da Advocacia e pontos positivos da parceria entre as instituições, como o apoio da OAB SP ao programa Execução Fiscal Eficiente. "O relacionamento interno entre os membros da Comissão sempre foi excepcional, com escuta ativa, busca pelo consenso e resposta a todos os pleitos, fosse sim ou não", pontuou.
A juíza Karina Ferraro Amarante Innocencio ressaltou a honra por fazer parte da Comissão, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, destacando a convergência das duas instituições em prol de um único objetivo: prestar um bom serviço ao jurisdicionado. “A existência da Comissão, o diálogo que se estabeleceu, o relacionamento, o respeito, a transparência, tudo isso é muito saudável, porque reforça para a Advocacia, para a Magistratura e para o jurisdicionado que todos nós queremos uma Justiça que funcione. Pela forma com as coisas vêm se desenrolando nos últimos anos, os resultados obtidos têm mostrado que esse é o caminho”, declarou a magistrada, que recebeu a láurea acompanhada de sua mãe, a advogada Eliane Olivia Ferraro Amarante.
O desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, que representou o presidente do TJSP no evento, resumiu a relação entre TJSP e OAB SP como uma simbiose perfeita. “Estamos diante de duas instituições grandiosas, tradicionais, que visam a prestar algo efetivamente valioso à sociedade. Sem a Ordem, o Judiciário não andaria. Nessa Comissão, procuramos amadurecer esse relacionamento, com calma e tranquilidade. Estamos fazendo muitos movimentos em prol de uma excelência da prestação jurisdicional”, afirmou o magistrado, que ressaltou a emoção por ser reconhecido pela instituição pela qual advogou por cerca de três décadas, antes de assumir o cargo de desembargador pelo critério do 5º Constitucional.
Também fizeram uso da palavra o desembargador federal Marcelo Vieira, representando a Justiça Federal da 3ª Região, que pontuou “a grande satisfação por ver pessoas pensando na gestão dessas demandas e a importância do diálogo institucional”; e o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, que qualificou a Comissão como um “grande centro de entendimento dos profissionais do Direito, que deve ser mantido e aprimorado”. Completaram a mesa de honra a secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães; e o tesoureiro da instituição, Alexandre de Sá Domingues.